quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Artur Coimbra em V. N. de Famalicão


depois de amanhã levo a rosa
deposito-a em teus lábios ao cair da tarde
escrevo com o poema um grito de maio
no chegar manso da noite a rosa
levada ao calor da boca

Artur Coimbra, Máquina de Liberdade, 1988

Artur Ferreira Coimbra, de Fafe, vem a V. N. de Famalicão no próximo dia 20 de Setembro apresentar o seu livro “As Palavras nas Dunas do Tempo”, que terá lugar na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco pelas 15h30. Reunindo “35 Anos de Poesia”, a obra será apresentada por César Freitas, director da Escola Superior de tecnologias de Fafe. “As Palavras nas Dunas do Tempo” trata-se de uma compilação da maior parte da poesia de Artur Coimbra, desde o seu primeiro livro “O Prisma do Poeta” (1978), seguindo-se “Máquina de Liberdade” (1988) e “Cais do Olhar” (1995), refundidos em “25 Anos de Palavras”. A obra inclui apreciações de José Viale Moutinho, José Manuel Mendes, Mário Cláudio, Manuel Alegre e de Vergílio Alberto Vieira.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1982) e com uma Pós-Graduação em Assuntos Culturais no Âmbito das Autarquias Locais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995), Artur Coimbra é também Mestre em História das Instituições e da Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho (2000). Técnico-Superior da Câmara Municipal de Fafe e Chefe de Divisão desde 1985, para além de responsável da revista cultural “Dom Fafes”, assim como pelas edições da autarquia, Artur Coimbra é também o programador do Teatro-Cinema de Fafe desde a sua reabertura em 2009.
Para além da poesia, Artur Coimbra tem publicado diversos ensaios historiográficos sobre Fafe, numa perspectiva entre o local e o global da História, individualmente e colectivamente. No primeiro caso, temos, por exemplo, “Major Miguel Ferreira, uma Lição de Liberdade”, “Dicionário dos Fafenses”, “Desafectos ao Estado Novo – Episódios da Resistência ao Fascismo em Fafe” e, em co-autoria, o último “A Primeira República de Fafe – Elementos para a sua História”. Fundador e sócio de diversas instituições fafenses, sendo presidente desde 1990 do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, coordenando as suas publicações, já foi homenageado várias vezes não só pela imprensa fafense, como pelo município, com a Medalha de Ouro de Mérito Concelhio (2003).

Artur Coimbra tem colaborado com o município famalicense desde sempre: no início da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, fazendo parte dos júris de alguns concursos infantis e juvenis; e, mais recentemente, na sessão dos trinta anos do “Boletim Cultural” do Município de V. N. de Famalicão, assim como nos “Encontros de Outono” com o tema “A I República nos Municípios Portugueses”, cujo texto se encontra publicado no último “Boletim Cultural” com o título “A contra-revolução monárquica e a figura de Paiva Couceiro (1911-1919)”. Tem a particularidade de ser meu amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário