quarta-feira, 4 de junho de 2014

José de Macedo, Colonialista

O próximo conferencista convidado para o Ciclo de Conferências “Ideias e Práticas do Colonialismo Português”, numa organização da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e Museu Bernardino Machado, é o Professor Castro Leal, que nos virá falar sobre “A Ideia Colonial em José de Macedo: descentralização e autonomia”. A conferência, que será realizada no Museu Bernardino Machado no próximo dia 6 de Junho, pelas 21h30, é de entrada livre e os presentes terão direito a certificado de presença. Recordamos que estas conferências são acreditadas pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua, sendo os destinatários os professores dos grupos 200, 400, 410, 420 e 430.
O Professor Ernesto Castro Leal é Doutor e Agregado em História Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador Colaborador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas da História das Ideias, da História Política, da História da História e da História Biográfica, dos séculos XIX e XX. Das obras publicadas do Professor Castro Leal, destacam-se as seguintes: “António Ferro: Espaço Político e Imaginário Social (1918-1932)”, 1994; “Nação e Nacionalismos: A Cruzada Nacional D. Nuno Álvares Pereira e as Origens do Estado Novo (1918-1938)”, 1999; “Partidos e Programas: o campo partidário republicano português (1910-1926)”, 2008; “António Granjo: República e Liberdade” (coautoria de teresa Nunes), 2012; “Grandes Chefes da História de Portugal (cocoordenação e coautoria), 2013. Atualmente, o Professor Castro Leal é académico correspondente da Academia Portuguesa de História e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (presidente do Conselho Fiscal, 2013-2015).
O Prof. José Ernesto Castro Leal propõe os seguintes tópicos para a sua conferência: 1) fragmentos de identidade: vida e escrita de José de Macedo; 2) raízes do pensamento político de José de Macedo; 3) a posição de José de Macedo face às políticas coloniais portuguesas; 4) aspectos do autonomismo angolano (inícios do séc. XX); 5) proposta de política colonial: José de Macedo e a ideia de «Confederação de Angola».
Não é a primeira vez que o Professor Castro Leal vem a V. N. de Famalicão e, particularmente, ao Museu Bernardino Machado. Já esteve presente em três Ciclo de Conferências, nomeadamente “Os Presidentes da República”, com a conferência “António José de Almeida: de tribuno profético a presidente da República” (2004); “Lutas Académicas e Estudantis – Do Liberalismo ao Estado Novo”, com o trabalho “1923-1926: Crise Estudantil. Da “reforma Camoesas” ao 28 de Maio” (2006) e no Ciclo “As Grandes Questões da I República”, com o texto “Os Partidos Políticos” (2009). Por seu turno, nos “Encontros de Outono” de 2009, com o tema “As Eleições: da I República ao Fim do Estado Novo”, falou sobre “As eleições legislativas de 1921” e em 2013, com a temática “Violência e Poder Político”, abordou “Militares e violência política em perspectiva comparada: a singularidade do 18 de Abril”.

Sem comentários:

Enviar um comentário