quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bernardino Machado: cronologia pedagógica (1910-2013) - VI

Para o Dr. Manuel Sá Marques, indiscutivelmente, com o  meu baraço de amizade fraterna e eterna.


 
1910
·          “Pela República: 1908-1909 – II”.
·         É nomeado Membro do Congresso Internacional de Emigração (Espanha, Santiago de Compostela).
·         Em Janeiro, discursa na “Escola “31 de Janeiro”, na sessão solene de distribuição de prémios aos alunos da escola.
·         Em Junho, discursa no 1.º Aniversário do Centro Escolar Republicano de Santarém e no Salão Municipal de Aldeia Galega.
·         Em Dezembro, é nomeado Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa.
·         Na sessão de 24 de Dezembro, a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro (Brasil) confere a Bernardino Machado o título de Sócio e de Vice-Presidente Honorário.
1911
·         É nomeado Presidente Honorário, ao lado Teófilo Braga e de Brito Camacho, do Congresso Nacional de Mutualidade.
·         Preside ao IV Congresso Internacional de Turismo realizado em Lisboa.
1912
·         Em Abril, discursa na Liga Nacional de Instrução.
1914
·         A Liga Nacional de Instrução promove o IV Congresso Pedagógico, nomeando Bernardino Machado Presidente da Direcção, discursando na abertura.
1916
·         Em Janeiro, discursa na cerimónia do lançamento da primeira pedra para o edifício do Liceu Alexandre Herculano, no Porto.
·         Em Fevereiro, discursa na Universidade do Porto.
·         É nomeado, em 18 de Março, Presidente Honorário do Ginásio Club Português, pelos “dotes de cidadão e educador”.
·         Em Abril, profere uma alocução na exposição “Arte na Escola”, promovida pela Sociedade de Estudos Pedagógicos”.
1917
·         Em 22 de Março, é nomeado Sócio Efectivo da Classe de Ciências Morais, Política e Belas-Letras da Academia das Ciências de Lisboa.
·         Em 14 de Junho, profere um discurso na Academia de Ciência de Lisboa, sobre a “Academia e a Política”.
1919
·         Em 5 de Maio, é convidado, pela Faculdade de Ciências de Coimbra, a reassumir a Cátedra, sendo reintegrado em 5 de Novembro, aposentando-se.
1924
·         Em Janeiro, é convidado pelo Ministro da Instrução, António Sérgio, para Reitor da Universidade de Coimbra, recusando, por entender que o Reitor deve ser provido por eleição.
1925
·         É-lhe conferido, em 21 de Março, o Diploma de Funções Públicas referente ao cargo de Professor da Universidade de Coimbra, na situação de aposentado.
1930
·         No “Boletín de la Institución de Enseñanza” é publicado um texto de Bernardino Machado sobre Alice Pestana, em 30 de Abril.
1931
·         Em 23 de Abril, é exonerado do lugar de professor da Universidade de Coimbra, na situação de aposentado.
1951
·         Comemorações do Centenário de Nascimento.
1953
·         Artigo de Artur Magalhães Basto publicado na revista “O Tripeiro”, em Fevereiro, com o título “Alberto Braga, esse desconhecido”, com referências a Bernardino Machado.
1959
·         No jornal portuense “O Primeiro de Janeiro” sai publicado, em 9 de Janeiro, o texto de Artur Magalhães Basto com o título “Bernardino Machado, Gonçalves Crespo, João Penha e Junqueiro: estudantes de Coimbra”.
1963
·         No jornal “A Capital”, no suplemento “Literatura e Arte”, é publicado, em 4 de Dezembro, o texto de Matilde Rosa Araújo com o título “Bernardino Machado «As Crianças – Notas Dum Pae»”
1983
·         Homenagem Nacional a Bernardino Machado realizada em V. N. de Famalicão, no âmbito das comemorações do 5 de Outubro.
·         “Pela Liberdade”.
·         “A Universidade e a Nação”.
·         É reintegrado, a título póstumo, como professor na Universidade de Coimbra, na situação de aposentado.
“Em 23 de Abril de 1931, com base nas disposições do Decreto n.º 19595, publicado no Diário do Governo, de 15 do mesmo mês, o Dr. Bernardino Luís Machado Guimarães foi exonerado do lugar de professor da Universidade de Coimbra, na situação de aposentado. / Não se justificando as razões nas quais se fundamentou o acto normativo de 23 de Abril de 1931, por se tratar de uma notória retaliação política por parte do regime saído do golpe militar de 28 de Maio contra um antigo Presidente da República Portuguesa, determino, ouvindo o reitor da Universidade de Coimbra, a reintegração do Dr. Bernardino Luís Machado Guimarães no lugar e com a situação que detinha no momento da sua exoneração. / Esta reintegração, a título póstumo, é um acto de elementar justiça por parte do actual regime democrático saído do 25 de Abril e agora constitucionalmente instituído, tanto mais que ainda não foi suficientemente resgatada a honra da valorosa geração de dirigentes políticos republicanos, que, como o Dr. Bernardino Machado, prestaram à Pátria e ao Estado Português um contributo de alto relevo cívico, na luta pela liberdade e pela democracia. / Trata-se de acto de exclusivo significado moral e simbólico, que tem lugar por ocasião da celebração do m73.º aniversário do 5 de Outubro de 1910, data da proclamação da República Portuguesa. / Ministério da Educação, 4 de Outubro de 1983. – O Ministro da Educação, José Augusto Seabra.”
1984
·         Rogério Fernandes – “Bernardino Machado e os problemas da Educação Contemporânea”.
1985
·         “O Ensino Profissional”.
·         Rogério Fernandes – “Bernardino Machado e os problemas da Instrução Pública”.
1999
·         Elzira Machado Rosa – “A Educação Feminina na Obra pedagógica de Bernardino Machado: propostas a favor da igualdade e da emancipação das mulheres”.
2001
·         Em 15 de Dezembro é inaugurado, em Vila Nova de Famalicão, o Museu Bernardino Machado
·         Manuel Ferreira Patrício – “Alguns Apontamentos sobre os Fundamentos da Educação em Bernardino Machado”.
·         José Augusto Seabra – “Bernardino Machado, um Mentor da Educação profissional”.
·         Elzira Machado Rosa – “Bernardino Machado e a Educação Feminina”.
2009
·         “Obras de Bernardino Machado: Pedagogia – I.”
Rogério Fernandes – “Pedagogia e Educação: uma revisitação do ideário educacional de Bernardino Machado”.
·         “Obras de Bernardino Machado: Pedagogia – II”. Introdução Norberto Ferreira da Cunha.
2010
·         “Obras de Bernardino Machado: Pedagogia – III”. Introdução Norberto Ferreira da Cunha.
·         Edição americana em texto português, paperback, do livro “Notas D`um Pae”, pela editora Nabu Press [Carolina, Charleston].
·         Edição americana em texto português, paperback, do livro “Homenagens”, pela editora Nabu Press [Carolina, Charleston].
2011
·         Edição americana em texto português, paperback, do livro “Notas D`um Pae: as creanças”, pela editora Nabu Press [Carolina, Charleston].
2012
·         Edição americana em texto português, paperback, do livro “Da Monarchia para a República, 1883-1905”, pela editora Nabu Press [Carolina, Charleston].
2013
Norberto Ferreira da Cunha – “Bernardino Machado Pedagogo”. Conferência realizada no âmbito do Ciclo de Conferências “Pedagogos e Pedagogia em Portugal: dos fins do século XIX ao último quartel do século XX”, organizado pelo Museu Bernardino Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário