sábado, 15 de junho de 2013

Delfim Santos no Museu Bernardino Machado


No próximo dia 21 de Junho, pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado (V. N. de Famalicão), realiza-se mais uma conferência do Ciclo temático “Pedagogos e Pedagogia em Portugal”. A convidada é Cristiana Soveral, Professora Associada com Nomeação Definitiva da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, que vai proferir a conferência denominada “Delfim Santos e a Pedagogia Existencial”. A entrada é livre, encontrando-se as conferências do respectivo Ciclo acreditadas pelo Centro de Formação Científica/Educadores de Infância e Professores do Ensino Básicos e Secundário. Entrega-se certificado de presença.
Com a licenciatura em Filosofia pela faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestrado em Educação/Filosofia da Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e um Doutoramento em Ciências da Educação/Filosofia da Educação pela UTAD, Cristiana Soveral é actualmente em Portugal uma das maiores especialistas do pensamento de Delfim Santos. Para além de ter já publicado “A Filosofia Pedagógica de Delfim Santos” (2000), “Filosofia da Educação: principais linhas da filosofia moderna” (2001), assim como colaboração no V Volume da “História do Pensamento Filosófico Português” (2000), Cristiana Soveral tem no prelo alguns livros sobre Delfim Santos. Paralelamente, tem publicado e organizado, através da Fundação Calouste Gulbenkian, as Obras Completas de Delfim Santos.
Recorde-se que não é a primeira vez que Cristiana Soveral colabora com o Museu Bernardino Machado. Já esteve entre nós nos “Encontros de Outono “ de 2005 com a conferência “Reflexos do Pensamento Pedagógico de Delfim Santos no Sistema Educativo Português” e em 2009 nos Ciclos de Conferência “As Grandes Questões da I República”, falando então sobre “A Instrução e a Educação na I República”.

Sem comentários:

Enviar um comentário