quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia e Noite Internacional dos Museus - Museu Bernardino Machado


O Dia e a Noite Internacional dos Museus, que este ano coincide com o 18 de Maio, tem como tema geral: “Memória+Criatividade=Mudança Social”. Em V. N. de Famalicão, a Rede Museológica Municipal irá comemorar no dia 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus e a 19 de Maio a Noite Internacional dos Museus com várias actividades.
No Museu Bernardino Machado, o Dia Internacional dos Museus será evocado com a apresentação pública do 3.º Tomo do 3.º Volume das “Obras” de Bernardino Machado, coordenadas por Norberto Ferreira da Cunha (coordenador científico do respectivo Museu). A apresentação encontra-se a cargo de Jorge Fernandes Alves, Professor Catedrático do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, docente na área de História Contemporânea. Os seus trabalhos de investigação têm abordado temas como as migrações, as empresas e os empresários, a indústria, as questões portuárias, educação, política, debruçando-se igualmente sobre alguns autores, como é o caso de Rodrigues de Freitas. Muitos dos seus trabalhos encontram-se publicados em revistas da especialidade, tais como, entre outros títulos, “Revista de História”, “Revista da Faculdade e Letras”, “Análise Social”, “História das Ideias”, “Revista Portuguesa de História, o mesmo acontecendo em publicações dos Estados Unidos, no Brasil, na Espanha ou na Itália.



Com uma tese de Mestrado com o título “Uma Comunidade Rural do Vale do Ave – S. Tiago de Bougado (1650-1849)”, publicou (tendo colaborado em obras colectivas, como tem sido editor e organizador de outras), “Os Brasileiros – Emigração e Retorno no Porto Oitocentista” (1994), “José Vitorino Damásio e a Telegrafia Eléctrica em Portugal” (1995), “O Furacão Delgado” (1998), “Indústria da Pasta de Papel em Portugal – o grupo Portucel” (2001), “Os Transportes Colectivos do Porto” (2001), “A Universidade da República, a República na Universidade (2012), entre outros.
Com V. N. de Famalicão, não e a primeira vez que Jorge Alves colabora com o Museu Bernardino Machado. Para além de se encontrar na génese dos “Encontros de Outono”, Jorge Alves organizou em 1998 o colóquio “Os Brasileiros da Emigração” e participaria nos de 2010 e de 2011. Para além desta colaboração com o Museu Bernardino Machado, já colaborou com o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, publicando “Fiar e Tecer – uma perspectiva histórica da indústria têxtil a partir do Vale do Ave” (1999) e “Riba d`Ave na Memória da Indústria Algodoeira”, publicando em 2002 “Riopele: história de uma referência têxtil”.
A apresentação do 3.º Tomo do III Volume das “Obras” de Bernardino Machado terá início às 17h00 e a entrada é livre.






A Noite Internacional dos Museus irá acontecer no Museu Bernardino Machado no dia 19 de Maio com a actividade “Há Fado no Museu”, com início às 22h00 e a entrada é livre.
Terá a presença de fadistas como Joaquim Macedo (tem participado em espectáculos em vários países do estrangeiros, especialmente nas comunidades portuguesas, e em Portugal e já publicou “os álbuns “Tudo Isto É Fado” e “Cumplicidades”, preparando o terceiro para comemorar os seus 45 anos de actividade), Maria do Sameiro (para além da sua participação em festas de homenagem dedicadas a Carlos do Carmo, Amália e Cidália Moreira, esteve presente no elenco “Amália”, de Filipe La Féria, já publicou 8 álbuns e tem marcado a sua presença em vários países europeus e no Brasil, assim como tem estado presente em vários programas de Televisão), Lurdes Silva (canta no restaurante da Quinta da Cordiceira e considera o fado como “Prece, Pranto ou Pregão”), Sara Silva (ao lado da irmã, Lurdes Silva, anima as Noites de Fado no referido restaurante) e Zé Manel Fadista (tem actuado em Portugal e em vários países estrangeiros e no Brasil). Estes fadistas terão a acompanhá-los os músicos André Teixeira (viola), Filipe Teixeira (contrabaixo) e Miguel Amaral (guitarra).

Sem comentários:

Enviar um comentário