sexta-feira, 16 de março de 2012

a organização da maçonaria






O Museu Bernardino Machado, de Vila Nova de Famalicão, convidou para a segunda conferência do V Ciclo de Conferências “A Maçonaria em Portugal: do século XVIII ao século XXI” o Professor João José Alves Dias, que virá falar sobre a “Organização e Funcionamento: ritos, símbolos e graus” na Maçonaria, no próximo dia 23 de Março do corrente ano, pelas 21h30.
Com a licenciatura em História pela Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1982) e com o doutoramento em História: História Económica e Social – Séculos XV-XIX, o Prof. João Alves Dias pela mesma Faculdade, e da sua docência, é Presidente do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa, Membro da Associação Historians of Early Europe, da Associação de História medieval Portuguesa e é Sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa. Para além de ter participado com comunicações em conferências e seminários no estrangeiro e em Portugal sobre História, os estudos históricos do Prof. João Alves Dias inserem-se no âmbito da Paleografia, no Renascimento, na Bibliofilia, sobre a Imprensa, a Filatelia ou sobre as Chancelarias portuguesas e com uma vasta produção editorial destas respectivas temáticas históricas, publicou sobre a Maçonaria “Pombal na Tradição Maçónica Portuguesa” (1991), “A República e a Maçonaria: o recrutamento maçónico na eclosão da República Portuguesa” (1986), “A Maçonaria em Portugal de 1727 a 1892” (2002), “Para a História da Maçonaria no Porto em Finais do Século XIX” (2002), “Pombal e a Maçonaria” (1982), “Museu Maçónico Português: uma viagem ao visível do invisível” (1994), entre outros estudos maçónicos. Colaborou no “Dicionário de História de Lisboa” (1994), sob a direcção de Francisco Santano e Eduardo Sucesso e na “Encyclopédie de la Franco Maçonnerie” (2002), com a direcção de Eric Saumier sobre várias temáticas maçónicas.
As conferências do V Ciclo de 2012, com a entrada livre e gratuita e a entrega de certificado de presença, aguarda acreditação do Centro de Formação Científica, para os professores das disciplinas de História, Filosofia e de Sociologia.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário