quinta-feira, 22 de março de 2012

bernardino machado, apóstolo da democracia


DO REGICÍDIO À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

“A revolução redentora há-de estalar subitaneamente um dia, mas há-de ser preparada perseverantemente, laboriosamente, todos os dias, a cada minuto. O poder não evoluciona liberalmente para a república, não contemos com isso! Mas evolucionemos nós sem tréguas para ela pelo incessante exercício e progressivo desenvolvimento das nossas virtudes cívicas.”

Bernardino Machado, Eleições Locais, 1908

No próximo dia 21 de Abril, pelas 16h00, no Museu Bernadino Machado, em Vila Nova de Famalicão, vai ser apresentado o III volume-II Tomo das Obras de Bernardino Machado. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Museu Bernardino Machado e as Edições Húmus continuam, assim, com a publicação das Obras de Bernardino Machado, cujo II Tomo compreende os anos de 1908 a 1910, fase histórica que compreende o Regicídio até à Implantação da República em Portugal, no dia 5 de Outubro de 1910, na intensidade da ditadura franquista. Com a coordenação científica do Professor Norberto Ferreira da Cunha (coordenador científico do Museu Bernardino Machado), o II Tomo das Obras de Bernardino Machado, que corresponde à sua produção textual política, alia-se a uma intensa actividade de propaganda republicana por parte de Bernardino Machado, cognominando-o a imprensa como sendo o “apóstolo da democracia e grande educador”.
O II Tomo da obra política de Bernardino Machado contém, desta forma, textos como “A Concentração Monárquica” (1908), “Eleições Locais” (1908), “Orientação e Táctica Republicana” (1909), “A Lógica dos Acontecimentos” (1910), “A Monarquia e a Tutela Estrangeira” (1910) e “Pela República: 1908-1909 – II” (1910), volumes já completamente esgotados no plano editorial, sendo agora republicados. Paralelamente, o II Tomo vai ter, igualmente, textos e entrevistas de Bernardino Machado publicados apenas uma única vez na imprensa (nacional e estrangeira), caso de jornais como “A Beira”, “O Imparcial”, “Diário de Notícias”, “O Mundo”, “Vanguarda”, “República”, “O Norte”, “Voz Pública”, “A Luta”, “O Primeiro de Janeiro” e de “O Século”; por seu turno, dos jornais internacionais temos textos, principalmente entrevistas, publicados em “Le Matin” (França), “Diário Português” (Rio de Janeiro) ou no “Haroldo de Madrid” e no jornal “Huelva” (Espanha).
Para além desta característica deste II Tomo, os textos que o compõem reflectem a sua actividade no campo da propaganda eleitoral pelo ideal republicano (acreditando Bernardino Machado que a revolução deveria ser mais um acto político do que um acto militar), discursando um pouco por todo o País, de norte a sul, seja nas eleições municipais ou nas eleições para o Parlamento, muitas vezes em centros republicanos já existentes e em outros que inaugura. Vejamos este último caso: Grupo Republicano França Borges, Grupo Democrático A Juventude Republicana, Centro Republicano João Chagas, Centro Escolar Republicano A Luta, Centro Republicano de Abranches, Centro Republicano Dr. Machado (Porto, V. N. de Famalicão), Centro Republicano do Lavradio, Centro Republicano Basílio Teles, Grupo da Mocidade Democrática Guerra Junqueiro, Centro Republicano Guilherme Braga, Centro Republicano de Pontevel e Centro Democrático de Montemor-o-Novo. Do primeiro caso, temos, por exemplo, a actividade discursiva de Bernardino Machado no Grémio Republicano Federal, na Comissão Municipal Republicana, Centro Republicano Latino Coelho, Escola 31 de Janeiro, Concentração Musical 24 de Agosto, Centro Republicano António José de Almeida, Centro Republicano das Mercês, Voz do Operário, Centro Republicano de S. Carlos, Associação dos Caixeiros de Lisboa, Centro Republicano Afonso Costa, Centro Republicano João Chagas, Centro Republicano Botto Machado, Centro Republicano Tomás Cabreira, Centro Republicano Alexandre Braga e em tantos tantos outros. Muitas vezes, em plena campanha eleitoral, discursa três vezes no mesmo dia em locais diferentes!
 O II Tomo, para além da introdução do Professor Norberto Ferreira da Cunha, terá também, do mesmo, notas-de-rodapé explicativas relativamente aos acontecimentos históricos. A apresentação do II Tomo contará com a presença do Vereador da Cultura e Vice-Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão Paulo Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário