quarta-feira, 5 de outubro de 2011

comemorações da república em famalicão 2011



Se no dia 4 de Outubro se realizou a homenagem à primeira vereação republicana de Vila Nova de Famalicão, cuja sessão decorreu na Casa do Senador e primeiro Presidente da Câmara famalicense republicana, na actual Escola Básica n.º 3, de Mões, o dia 5 já foi dedicado, no Museu Bernardino Machado, à apresentação pública do catálogo da exposição "Bernardino Machado e a I República". Apresento fotografias não só do dia 4 (estando presente o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão Arq. Armindo Costa, o Vereador da Cultura Dr. Paulo Cunha e o Dr. Sá da Costa, actual responsável pela rede museológica famalicense) como também a mesa da sessão da apresentação do respectivo catálogo, que contou com a presença de alguns descendentes de Bernardino Machado. Igualmente, partilho outras fotografias que representam as casas de alguns dos vereadores homenageados e algumas placas que foram colocadas nas mesmas. Todas estas actividades decorreram no âmbito do programa de encerramento das comemorações do centenário da I República em V. N. de Famalicão, as quais começaram em 2010.







 
No Museu Bernardino Machado
5 de Outubro de 2011
Prof. Dr. Norberto Cunha e o Vereador da Cultura do Município de Vila Nova de Famalicão
Dr. Paulo Cunha


BERNARDINO MACHADO
UM CIDADÃO EXEMPLAR

No âmbito do programa do Encerramento das Comemorações da I República em V. N. de Famalicão, foi apresentado no dia 5 de Outubro de 2011, pelas 16h00, no Museu Bernardino Machado, o catálogo da exposição “Bernardino Machado e a I República”.
O Prof. Dr. Norberto Cunha, coordenador científico do referido Museu, salientou Bernardino Machado como sendo um cidadão exemplar. A política, para Bernardino Machado, era mais um ponto de partida do que um ponto de chegada e tinha uma atitude crítica e construtiva para a edificação da cidadania, a qual passava pela autonomia moral e as livres ideias dos cidadãos.
Por seu turno, o Dr. Paulo Cunha, Vereador da Cultura do Município de V. N. de Famalicão, focou um dos valores essenciais que herdamos da I República, nomeadamente a Democracia e, acrescentou “através de Bernardino Machado, V. N. de Famalicão entrou nas comemorações da implantação da República em Portugal”. Referiu que “Bernardino Machado não foi um simples, nem ocasional presidente da República, nem o foi por qualquer coincidência, legando-nos o seu pensamento e a sua obra.” Mais Acrescentou que “todos nós somos apóstolos de Bernardino Machado, porque quanto mais conheço as suas ideias, me confesso mais próximo e concordante com o que ele queria para o nosso País.” Mais afirmou que este “é um apostolado que tem de passar para lá do próprio Museu Bernardino Machado, para exportar as ideias do patrono, sem propriamente ser uma identificação paroquial, mas pelo facto das suas ideias terem actualidade.”

 


Casa de Domingos Lopes Alves da Silva
Sistães, Brufe



Casa de Nuno Simões
Calendário



Casa de Manuel Pinto de Sousa
Av. Barão de Trovisqueira


Casa dos Machados
Praça D. Maria II





Casa de Amadeu Pereira
Av. Barão de Trovisqueira

Casa de Alfredo Costa
Rua Adriano Pinto Basto



Casa de Rorigo
Calendário
Bernardino Machado

Casa de Sousa Fernandes


Casa de Zeferino Bernardes Pereira
Rua Adriano Pinto Basto / Rua Narciso Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário